Mensagem do Presidente

Mensagem 2020

 

Inquietação, empenho e confiança

Com largos anos de atraso, 2019 pode ficar para a história da Vila de São Roque como o ano em que foi concluída a primeira fase do saneamento básico, o que permitiu a ligação à ETAR – Estação de tratamento de águas residuais – de toda a rede instalada, à volta de 50% da população. Permanece em falta a parte sul da Freguesia, dois grandes núcleos habitacionais – Vila Chã e Bustelo que a Câmara Municipal e Indaqua redobram esforços para a sua concretização. Para uns, “o copo está meio cheio, para outros, está meio vazio”.

Muito relevante para a freguesia foi a deliberação tomada pelas Câmaras Municipais de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira no sentido da substituição da arcaica travessia no rio Ul, aprovando a construção da nova Ponte dos Moinhos que permitirá uma ligação alternativa mais segura e rápida da Vila de São Roque à Zona Industrial da Devesa Velha, São João da Madeira.

A situação económica e social da Freguesia continua a provocar-nos inquietação e desassossego. Há pequenas unidades industriais que resistem e superam os desafios, outras há que vão sucumbindo às crescentes dificuldades. Registamos com esperança a implantação unidades industriais novas. Estamos profundamente empenhados e confiantes na reabilitação do projeto da Zona Industrial deixada caducar por falta de investimento. É inadiável a infraestruturação de uma ampla área que permita a consolidação das nossas indústrias tradicionais e proporcione condições apelativas à criação de empresas modernas, alternativas e inovadoras.

A Junta de Freguesia permanecerá atenta e colaborante, ultrapassando obstáculos e limites na procura das melhores condições de vida da população que faz a sua parte, trabalhando com afinco, construindo um melhor futuro para si e para os seus filhos.

Feliz ano 2020.

 

Bernardo Amaro Simões