Locais de Culto:

Igreja Matriz, construída em 1590/1591, no século XIV possui 3 altares preciosos e de grande valor artístico. Aproximadamente a 150m da Igreja existiu um cruzeiro adornado com a cruz de Malta, que datava de 28 de Agosto de 1646. Restaurado em 1991, continua a ser um cruzeiro de grande interesses

 

Capela Nova de Santo António, tal como a velha, uma forte intervenção popular na sua construção. Por escritura assinada em 29 de Dezembro de 1956, os senhores da Quinta do Côvo doaram um terreno seu, situado no lugar da Lomba do Valinho - Bustelo, para a construção de uma nova capela. Numa vistoria feita em 29 de Setembro de 1966, o padre Salgueiro do Cabido do Porto, considerou a capela “com capacidade e decência para o culto divino”. Tendo como padroeiro S. António, abre oficialmente ao culto em 2 de Outubro de 1966, sendo rezada a sua primeira missa pelo padre Rocha, pároco da freguesia de 1961 até 1969. Estão afixadas no seu interior, duas placas indicativas dos benfeitores que contribuíram para a sua realização.

 

Capela de Nossa Senhora das Dores, mandada construir pelo antigo vigário da freguesia, Joaquim José da Costa, em 1909 em honra de Nossa Senhora das Dores.

 

Capela do Covo, construída em 1862, sob a invocação de nossa Senhora da Conceição.

 

Alminhas

As alminhas interessam como documento de arte popular. A sua finalidade era lembrar aos viandantes aqueles que já partiram desta vida, ao mesmo tempo que lhes recordam que devem orar pelas suas almas. 

R. Prof. Silva Pinto

R. Fundo Lugar
de Vilã Chã

R. Rego de Água